HomeUltímas NotíciasTarifas, Patetas e submissão: a Síndrome de Estocolmo Política Brasileira

Tarifas, Patetas e submissão: a Síndrome de Estocolmo Política Brasileira

Atualizado em 15/07/2025 – 08:22

A recente decisão do governo dos Estados Unidos de elevar em 50% as tarifas comerciais contra produtos brasileiros evidencia mais do que uma medida protecionista: o desprezo pelo Sul Global e a violação indecorosa à soberania do Brasil, lançando à deriva, em um oceano de desrespeitos, os princípios que regem o comércio internacional.

É um jogo dos 7 erros: ao adotar esta medida unilateral com justificativas lastreadas em dados falsos e argumentos técnicos inconsistentes, os imperialistas lançam um míssil imaginário na geopolítica planetária e violam tratativas multilaterais como o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), além de diversos outros compromissos assumidos com a ONU que, diga-se, respira por aparelhos. Quando o alvo é um país latino, o discurso liberal evidencia a imposição da força econômica para asfixiar países historicamente manipulados como o nosso, implodindo os Direitos Humanos em sua ampla extensão.

A retaliação contra o Brasil se insere em um histórico mais largo de conduta autoritária, onde a diplomacia cede espaço aos interesses estratégico e geopolítico. O Brasil não pode — e não deve — aceitar esse tipo de tratamento calado, e nossa dignidade e história exigem uma resposta firme, soberana e técnica.

No entanto, há um fator interno que também precisa ser desnublado: a falta de amor próprio de parte da elite brasileira, que prefere passar férias na Disneilândia, deslumbrada ao fotografar-se junto ao Pateta, enquanto a desgraça social brasileira mantém-se em um looping eterno nas montanhas-russas da injustiça social. Esses brasileiros do atraso, quase sempre colonizados ideologicamente, idolatram símbolos de histórias estrangeiras que não testemunharam ou vivenciaram, enrolando-se em bandeiras que destruíram seus antepassados, além de prestarem continência para a ignorância, em sintoma preocupante de desprezo à cultura, ao povo e aos desafios reais do Brasil.

Não é coincidência que as mesmas vozes que silenciam diante das tarifas abusivas sejam aquelas que se apressam em defender os interesses de fora em detrimento dos nossos. O comportamento de um brasileiro que comemora e apoia esse abuso tarifário é um equivalente ideológico a lançar uma bomba atômica no bom-senso e patriotismo.

É hora de denunciar esse abuso nos fóruns internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC), e reforçar alianças comerciais que respeitem o princípio da reciprocidade. O mundo já não é azul e vermelho, e o Brasil precisa diversificar sua inserção econômica no cenário global com as vibrantes cores verde e amarelo.

A elevação de tarifas é um sinal de alerta. Mas também uma oportunidade. Uma oportunidade de romper com a submissão vulgar, combater a alienação cultural e fortalecer nossa Independência, tanto econômica quanto política. É hora de olharmos para nós mesmos com mais respeito, e para o mundo com mais destemor.

Sim, esse artigo decreta minha condição de desafeto dos EUA e certamente me impediria de entrar naquele país, que é intolerante a críticas. A eles, encaminho esse texto como carta aberta, assim como fizeram conosco ao anunciar as tarifas: não tenho interesse nenhum e visitar vocês, pois “um tango argentino me cai bem melhor que um blues”, diria o nosso saudoso poeta cearense*.

Pátria amada, Brasil! Que sejamos dignos da nossa história. Aos antipatriotas, que não tenham boas histórias para contar aos seus netos.

 

* Trecho da canção A Palo Seco, composta em 1973 pelo cantor e compositor brasileiro Belchior.

  • e-mail: [email protected]

    instagram: @ fabiopedroto

    Professor Universitário, Pesquisador do NEVI/UFES, Mestre em Segurança Pública e Delegado de Polícia Civil no Estado do Espírito Santo. Membro do Movimento Policiais Antifascismo.

VIXFeed Logo

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.


ARTIGOS RELACIONADOS

mais lidos

plugins premium WordPress