Atualizado em 08/07/2025 – 11:28
O Espírito Santo enfrentou um dos períodos mais frios de 2025 entre os dias 5 e 7 de julho, com diversas cidades registrando as menores temperaturas do ano. Na região Serrana, as temperaturas chegaram próximas dos 4 ºC. Segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio intenso foi provocado pela atuação de uma massa de ar polar sobre o estado.
O distrito de Aracê, no município de Domingos Martins, registrou a temperatura mais baixa do ano no Espírito Santo: 4,7°C, no domingo (6). Outros municípios também apresentaram marcas significativas, como Alegre, com 11°C (05/07), e Afonso Cláudio, com 9,7°C (06/07).
Na segunda-feira (7), os termômetros voltaram a marcar temperaturas mínimas expressivas em todo o estado, com destaque para a Região Metropolitana, que teve os menores valores registrados em 2025 até agora. Veja os destaques:
Temperaturas mínimas em 07/07/2025 (dados preliminares, sujeitos a alterações):
- Aracê (Domingos Martins): 4,8°C
- Venda Nova do Imigrante: 7,7°C
- Santa Teresa: 9,6°C
- Afonso Cláudio: 11,7°C
- Vila Velha: 13,2°C
- Vitória: 14,6°C
Duas cidades da Grande Vitória bateram recordes absolutos de temperatura mínima em 2025:
- Vila Velha: 13,2°C, superando os 14,1°C registrados no domingo (6).
- Vitória: 14,6°C, superando os 14,9°C registrados também no domingo (6).
Por que fez tanto frio?
De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Incaper, as baixas temperaturas foram causadas pela combinação entre uma massa de ar polar, céu claro e baixa umidade relativa do ar – condições típicas do inverno capixaba. As regiões serranas, por sua maior altitude, foram as mais impactadas.
Previsão para os próximos dias
A previsão para esta semana (7 a 11 de julho) indica tempo firme nos primeiros dias, com sol e ausência de chuva devido à presença de um sistema de alta pressão. A partir de quarta-feira (10), ventos úmidos do oceano devem aumentar a nebulosidade e a possibilidade de chuva, especialmente nas regiões Norte, Nordeste, Grande Vitória e leste da Região Serrana.
As instabilidades devem se intensificar na sexta-feira (11), com possibilidade de chuva ao longo do dia entre a Grande Vitória e o Nordeste capixaba. As temperaturas tendem a subir de forma gradual durante a semana, sem variações bruscas. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada ao longo de todo o litoral.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.