A corrida pela presidência da Câmara Municipal de Guarapari já está em andamento. O Portal 27 apurou que um grupo formado direta e indiretamente por pelo menos 11 vereadores, com expectativa de ampliação, intensifica os diálogos e articulações.
Entre os 11 parlamentares, seis nomes despontam como possíveis candidatos à presidência. Apesar disso, já há um consenso sobre algumas composições. Os vereadores que estão em movimentação interna apresentando suas propostas ao Legislativo são: Luciano, Sabrina, Kamilla, Oldair, Anselmo e Rosana. Além dos seis presidenciáveis, o grupo conta com aliados como Marcelo Rosa, Dito Xareu, Denizart e Wendel Lima, ampliando sua força política.
De acordo com fontes ouvidas, as discussões coletivas e individuais giram em torno da construção de um Legislativo mais fortalecido, responsável e conciliador na relação com os demais poderes. O objetivo é garantir apoio efetivo ao próximo prefeito, especialmente nas ações imediatas, após a posse de Rodrigo Borges.
Os vereadores eleitos e reeleitos do Podemos, MDB, PSB, Mobiliza e União Brasil já formalizaram aliança com o grupo. Além disso, o presidente municipal do DC, partido do vereador Leandro Inácio, sinalizou apoio. Nos próximos dias, o grupo deve intensificar diálogos com representantes do PP (que pode lançar Luciano ou Anselmo como candidato), do PSD (com Rosana como possível indicada), do Republicanos, PRD e PL, buscando ampliar ainda mais sua base de apoio.