HomeUltímas NotíciasArte em Jardim da Penha é apagada e gera revolta nas redes...

Arte em Jardim da Penha é apagada e gera revolta nas redes sociais

Atualizado em 13/01/2025 – 19:51

A última semana foi marcada por um episódio polêmico em Jardim da Penha, em Vitória. A arte que estampava a parede da papelaria Esfera, na Avenida Alziro Zarur, já vista por muitos como parte do visual da Rua da Lama, foi apagada em uma ação que gerou grande repercussão nas redes sociais.

Segundo relato da papelaria, a confusão começou no último final de semana, quando um representante do condomínio contratou um pintor para renovar as portas do prédio. Ao se deparar com o mural da papelaria, o prestador ficou em dúvida se deveria apagá-lo e comunicou o contratante sobre a situação. Porém, a ordem foi clara: “É para fazer sim.”

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A situação tomou rumos ainda mais complicados. Durante o horário de funcionamento da papelaria, outro profissional foi enviado e começou a pintar sobre a arte, sem qualquer aviso ou autorização prévia. Foi a intervenção dos proprietários que impediu que todo o mural fosse apagado. “Essa arte não é apenas uma pintura na parede. Ela faz parte da nossa identidade visual, um trabalho que homenageia grandes artistas, com elementos que remetem ao nosso estado e ao nosso espaço cultural”, escreveu a papelaria.

A obra, criada pelo @locomotipo, havia sido aprovada por todos os condôminos quando realizada. Mais do que um mural, a pintura revitalizou o espaço, antes marcado por pichações, tornando-se um marco da rua. A arte, inclusive, foi imortalizada em uma capa de caderno pela marca @cicero.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os proprietários da @esferapapelaria expressaram sua tristeza e indignação com o ocorrido: “Estamos profundamente tristes e não entendemos o motivo dessa atitude. Queremos nosso mural de volta!”

A comunidade, por sua vez, também demonstrou apoio à papelaria. Comentários indignados foram manifestados nas redes: “Um absurdo sem tamanho… Um mural LINDO que revigorou toda uma parte antes largada e praticamente sem vida”, escreveu uma cliente. O próprios artistas, do Locomotipo, também desabafaram: “Que situação lamentável. A arte incomoda até quando não é feita com este propósito. Viva a arte! Resistamos!”

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O caso reacendeu discussões sobre a importância da preservação de intervenções artísticas urbanas e o diálogo entre moradores, comerciantes e administrações de condomínios. O mural da Esfera não é apenas tinta e parede; é memória, cultura e pertencimento.

A papelaria segue buscando alternativas para reverter os danos e trazer de volta o que muitos já consideravam um símbolo do bairro. Enquanto isso, o apelo da comunidade é claro: a arte merece respeito.

VIXFeed Logo

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.


ARTIGOS RELACIONADOS

mais lidos

plugins premium WordPress