O reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Eustáquio de Castro, recebeu o prefeito de Afonso Cláudio, Luciano Pimenta, nesta terça-feira (1) para tratar da implantação de um campus da Universidade no município. O encontro foi realizado no gabinete da Reitoria (campus de Goiabeiras) e buscou alinhar esforços entre Município e a Instituição para ampliar o acesso ao ensino superior na região central do estado.
O processo ainda está em discussão, mas o reitor da Ufes afirmou que o primeiro curso no campus Afonso Cláudio deverá ser da área de ciência, tecnologia e inovação.
Atualmente, a Ufes mantém polos presenciais de Ensino a Distância (EaD) em Afonso Cláudio, integrando-se ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) por meio da Superintendência de Educação a Distância (Sead/Ufes).
Ao longo da reunião, a equipe da Prefeitura apresentou aos gestores da Ufes um estudo sobre a viabilidade do projeto de implantação do campus presencial no município, destacando a infraestrutura local e as áreas já disponíveis.
“É um espaço que já tem ginásio de esporte, refeitório, mais de 14 salas, laboratório e auditório. A obra está mais de 90% concluída, então está praticamente tudo pronto na parte de estrutura física para que a Ufes possa ser implementada de forma definitiva em Afonso Cláudio”, ressaltou o prefeito Luciano Pimenta, informando que o governo do estado se comprometeu a finalizar a obra que está sendo realizada no terreno da Prefeitura.
De acordo com a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, a Ufes conta com uma comissão para elaboração de projeto para implantação do novo campus em Afonso Cláudio, que envolve desde o desenvolvimento do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) até as necessidades específicas de modificação da obra realizada pelo governo do estado, “considerando que a edificação foi inicialmente projetada para ser uma escola de ensino técnico”.
Entre os participantes da reunião estavam a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan/Ufes), Cristina Engel; o diretor de Relações Interinstitucionais (DRI/Ufes), Gustavo Cardoso; o vice-prefeito de Afonso Cláudio, Steward Schultz; e a assessora de gabinete da Prefeitura, Franceyla Costa.
Inovação
O reitor da Ufes afirmou que o primeiro curso deverá ser da área de ciência, tecnologia e inovação, considerando as vocações e as necessidades da região. “Estamos trabalhando junto com a Prefeitura para estudar como será este curso, mas o principal é que seja inovador e bem moderno para atender a população e as necessidades locais. Devemos, ainda este ano, encaminhar a proposta ao MEC [Ministério da Educação] para ver se começamos a viabilizar a questão de pessoal e equipamentos e efetivamente montar o curso no município nos próximos anos”, sinalizou Castro.
A ideia dos gestores da Ufes é, inicialmente, levar ao campus de Afonso Cláudio uma grade curricular diferente das propostas que existem atualmente na Universidade. “Prevemos que o curso poderá atender às necessidades do município, de todo o estado, e também atraia um público externo”, avalia Cristina Engel.
Para o prefeito de Afonso Cláudio, o novo campus representará não apenas a formação de profissionais locais, mas um estímulo ao desenvolvimento socioeconômico da região. “O novo campus da Ufes no município trará desenvolvimento não só regional, mas internacional, porque a Universidade tem esse trabalho de implementar cursos que atraem o mundo inteiro para criar pesquisas, extensão e tudo mais”, afirmou Pimenta.
“A união das três esferas de governo [federal, estadual e municipal] pode gerar benefícios amplos e duradouros para a sociedade e a efetiva implementação do novo campus será um exemplo disso”, concluiu o reitor.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.