HomeUltímas NotíciasParaguaio condenado por estupro e suspeito de venda de armas é preso...

Paraguaio condenado por estupro e suspeito de venda de armas é preso no ES

Atualizado em 13/01/2025 – 18:24

Um cidadão paraguaio condenado por estupro foi preso no município de Fundão, na Grande Vitória, suspeito de venda irregular de armas. Ele atuava como domador de cavalos e usava documentos falsos. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (13) pela Polícia Civil, em coletiva de imprensa.

A prisão ocorreu na última quinta-feira (9), durante a Operação Renascido. A equipe de polícia chegou até o foragido após receber denúncias de comércio de arma de fogo em Fundão. Após troca de informações com agentes de segurança do Mato Grosso do Sul e da Polícia Federal, toda a farsa foi descoberta.

“Descobrimos que esse indivíduo, na verdade, ele era originário do Paraguai, onde ele é procurado pelo cometimento de furto. Por volta de 2009, ele se mudou para o estado de São Paulo e fez uma documentação falsa como se ele fosse nascido no Paraná. No estado de São Paulo ele cometeu o crime de estupro de vulnerável e lá ele foi condenado a 14 anos de pena de reclusão, mas não foi preso e retornou para a divisa do Paraguai com o Brasil, onde falsifica nova documentação, inclusive certidão de nascimento. Por volta de 2014, 2013, ele veio para o Espírito Santo”, explicou o titular da Delegacia de Polícia de Fundão, delegado Leandro Sperandio.

No Espírito Santo, o suspeito foi para a zona rural de Fundão, onde constituiu família e tentou recomeçar a vida. Ele atuava como domador de cavalos, mas a polícia também recebeu informações de que ele vendia armas. “Quando nós deflagramos a operação e cumprimos os mandados na residência dele, nós encontramos uma arma de fogo e toda a documentação falsa. Ele já estava com uma nova família que não sabia da verdadeira identidade dele”, contou o delegado.

O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda, explicou que o homem passou por diferentes cidades do Brasil com a intenção de escapar e não ser rastreado pela Justiça. Ele já havia utilizado o nome falso de “Pedro Paulo Matielo” em São Paulo e também tem família no estado.

Considerando que havia um mandado de prisão em aberto, ele poderia ser preso a qualquer momento. “Foi uma prisão importante. Ele tinha crimes no Paraguai, crime em São Paulo e veio se esconder no Espírito Santo, onde também começou a cometer crimes. Eu sempre falo que os criminoso de outros estados que querem vir para o Espírito Santo para continuar na criminalidade, que não façam, pois serão descobertos e presos”, destacou o delegado-geral.

Resumo dos crimes

O paraguaio foi autuado por falsidade do documento e por posse ilegal da arma de fogo. Além disso, foi cumprido o mandado de prisão pelo estupro cometido em São Paulo. Durante a prisão, a Polícia Civil apreendeu o documento falso e uma arma de fogo.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.

ARTIGOS RELACIONADOS

mais lidos

plugins premium WordPress